Se considerarmos o teste de visão como um teste de despiste para várias patologias oculares, devemos realçar a aferição da acuidade visual, a avaliação da visão binocular e a observação do fundo do olho. 

A nossa visão, bem como a forma como a utilizamos, difere de acordo com vários fatores, por isso, o teste de visão deve ser enquadrado nesse sentido. 

Se considerarmos o teste de visão como um teste para as patologias oculares, pensamos imediatamente nas ametropias, falamos da acuidade visual, da avaliação da visão binocular e da observação do fundo do olho. 

A medição da acuidade visual, permite-nos quantificar a nossa visão. Pode ser definida como a capacidade de identificar a forma e o contorno de objetos, de diferentes tamanhos à mesma distância. 

Na medição da acuidade visual no teste de visão será pedido ao paciente que refira optotipos, que podem ser letras, números ou símbolos, sempre à mesma distância, variando apenas o seu tamanho. O objetivo passa por identificar o tamanho até o qual o paciente consegue identificar os optotipos sem esforço. É importante realizar a medição, sem e com correção, com a graduação mais recente. Podemos considerar esta medição, e a sua variação, como um exame de referência para várias patologias, onde é importante avaliar a evolução e progressão das mesmas.

Permite também, também avaliar a visão binocular (capacidade de unir as duas imagens diferentes que recebe de cada olho, em apenas uma). O facto de a imagem captada pelo olho direito não ser exatamente igual à da esquerda, permite a existência da visão estereoscópica (visão a 3 dimensões). As alterações da visão binocular nem sempre são evidentes, sendo por isso necessário, por forma a qualificá-la, uma avaliação ortóptica

A observação do fundo ocular, faz parte do teste de visão, e é registado por retinografia, sempre que disponível.

A nível mundial milhões de pessoas apresentam uma diminuição de acuidade visual. Qualquer patologia, que apresente repercussões na visão, pode estar relacionada, tanto com patologias oculares como sistémicas. 

Ao nível das patologias oculares, as principais são as ametropias, a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a Degenerência Macular Ligada à Idade, já que, a longo prazo algumas destas patologias podem causar perda irremediável da visão, se não forem convenientemente tratadas. 

Como a acuidade visual pode ser afetada por qualquer uma delas, o teste de visão é extremamente importante não só para o diagnóstico e seguimento da patologia, quando são aplicadas terapêuticas, para verificar se existe evolução positiva ou negativa.

Ao nível da visão binocular, sempre que existem alterações, o paciente pode apresentar algumas queixas, como por exemplo, dificuldade de concentração na leitura, cansaço visual, dores de cabeça após esforço visual, tonturas e redução da visão tridimensional, entre outras. Qualquer um destes sintomas poderá estar associado a outas alterações que não da visão binocular, portanto é importante realizar sempre o despiste através dos testes de visão. Estes sintomas podem associar-se à insuficiência de convergência, à ambliopia, ao estrabismo, entre outras.

A observação do fundo do olho permite auxiliar no diagnóstico e seguimento de diversas patologias clínicas com manifestações retinianas, consegue encontrar alterações a nível macular, do nervo ótico e alterações vasculares retinianas. Para além disso, é um exame que auxilia no acompanhamento de alguns tratamentos. Nem todas as patologias com repercussões retinianas, apresentam sintomas, sendo que isso reforça a importância dos testes de visão.

  • Marcação de consulta

    Escolha a especialidade ou o médico e faça a sua marcação online.
    Marcar
  • Contactos

    Tem dúvidas de como podemos ajudar? Entre em contacto connosco.

  • Horários

    • 2ª a 6ª feira
      09h - 20h
    • Feriados nacionais
      Encerrado
  • App CPO

    Se já é cliente CPO, faça download da nossa app para efetuar marcações.
    Android iOS