A Oftalmologia pediátrica constitui uma área da Oftalmologia dedicada ao rastreio, diagnóstico e tratamento das doenças oculares de crianças e adolescentes.
Ao nascermos, a nossa visão ainda não atingiu a sua capacidade máxima, ou seja, o sistema visual (olhos, vias óticas e o córtex visual) está presente, mas não se encontra suficientemente desenvolvido, de forma a segmentar e processar a informação visual completa. Desde o nascimento e até aos primeiros 10 anos de vida, é fundamental que o estímulo visual seja o mais perfeito possível, forma a que ocorra não só um desenvolvimento visual normal, mas também o normal desenvolvimento do sistema nervoso central.
A Oftalmologia pediátrica estuda a maturação do sistema visual. Esta terá um período crítico de desenvolvimento (por norma até aos 4-6 anos) e inicia-se com a informação recebida pelos nossos olhos, através de estímulos luminosos, desenvolvendo a capacidade de perceção do movimento, fixação, orientação, cor, fusão, articulação dos olhos de forma conjugada e da perceção tridimensional. Após esse período crítico, não é possível nem expectável verificarmos melhorias na visão da criança.