A topografia corneana é um exame complementar de diagnóstico e terapêutica que mede a curvatura e a espessura da córnea em toda a sua superfície

A topografia corneana é um exame complementar de diagnóstico e terapêutica que mede a curvatura e a espessura da córnea em toda a sua superfície, permitindo criar um mapeamento detalhado desta estrutura.

Este exame é realizado sob a forma computorizada, o que permite medições em múltiplos pontos da córnea e a análise da mesma. Pode ser representada em forma de gráficos de cores de modo a simplificar a sua leitura e interpretação.

A topografia corneana é um exame não invasivo, de rápida execução e em que não é necessário nenhum tipo de preparação prévia.  Para se obter um exame mais fiável, é importante tratar o olho seco e os utilizadores de lentes de contacto devem fazer uma pausa na sua utilização de 2 a 4 semanas (dependendo do tipo de lente de contacto utilizada), uma vez que tanto a utilização prolongada de lentes de contacto como a qualidade do filme lacrimal podem causar alterações temporárias na superfície anterior da córnea, sobretudo de astigmatismo induzido.

Os aparelhos utilizados permitem-nos avaliar as superfícies anterior e posterior, bem como a espessura da córnea, criando um mapa tridimensional e por isso, o termo mais correto é “tomografia” corneana.

A metodologia da topografia da córnea foi desenvolvida por um médico oftalmologista e físico, António Plácido da Costa (1848 – 1915) e manteve-se até hoje. É projetado na córnea um padrão de círculos concêntricos brancos e pretos, alternados, e o seu reflexo é analisado. Qualquer alteração na superfície esférica da córnea causa distorção dos círculos projetados.

Os primeiros topógrafos começaram a ser comercializados nos anos 1980’s e têm vindo a evoluir e a melhorar a sua qualidade, mesmo assim, alguns ainda utilizam o sistema de anéis de plácido. Existem outras técnicas, utlizadas nos topógrafos mais recentes, que utilizam imagens rotativas de Scheimpflug e a tomografia de coerência óptica.

A topografia corneana tornou-se um exame fundamental na avaliação do segmento anterior. É utilizada para o rastreamento e diagnóstico de ectasias corneanas, que são patologias onde existem alterações da forma natural da córnea, tais como o queratocone.

Visto que estuda a superfície anterior de forma detalhada, a topografia corneana é um exame com bastante sensibilidade a alterações corneanas, mesmo numa fase inicial, onde ainda podem não existir queixas visuais associadas.

Na presença de ectasias corneanas, os topógrafos têm um sistema de classificação do nível de gravidade da doença, permitindo  acompanhar a evolução da patologia ao longo do tempo. A classificação é importante para o auxilio da decisão e do planeamento da terapêutica a adotar nestes casos.

Uma vez que a topografia nos permite realizar uma avaliação detalhada do astigmatismo corneano e do formato e espessura da córnea de cada doente, faz com que este exame se torne numa ferramenta bastante útil também para a avaliação clinica em candidatos a cirurgia refrativa, seja ela realizada por LASER ou com implante de lente intraocular, e em candidatos a cirurgia de catarata.

Através da análise pré-operatória da topografia corneana, o médico oftalmologista poderá programar a cirurgia de modo a obter  os melhores resultados.

  • Marcação de consulta

    Escolha a especialidade ou o médico e faça a sua marcação online.
    Marcar
  • Contactos

    Tem dúvidas de como podemos ajudar? Entre em contacto connosco.

  • Horários

    • 2ª a 6ª feira
      09h - 20h
    • Feriados nacionais
      Encerrado
  • App CPO

    Se já é cliente CPO, faça download da nossa app para efetuar marcações.
    Android iOS