Biometria é, por definição, o nome dado a qualquer medição de aspetos físicos, biológicos e até comportamentais efetuada aos seres vivos.
A biometria ocular é um exame que nos permite realizar a medição das várias estruturas anatómicas do olho fornecendo dados indispensáveis, tais como o comprimento axial e profundidade da camara anterior do olho, imprescindíveis para um cálculo mais correto e preciso da lente intraocular que será escolhida para implantar numa cirurgia de catarata.
Este exame é uma técnica de rápida execução e não invasiva, realizada sem necessidade de qualquer tipo de preparação por parte do doente.
O comprimento axial do olho pode ser medido, através de ultrassons, por contato ou por imersão, medindo a distância do ápex da córnea à membrana limitante interna (retina).
A biometria óptica, passou a ser utilizada, por ser mais precisa. Existem vários biómetros disponíveis no mercado, com várias tecnologias distintas, sendo que os mais recentes utilizam a tecnologia de (Swept-Source) OCT. Pode no entanto, a biometria por ultrassons ser fundamental em casos em que a biometria óptica perde eficácia ou não é possível realizar, como na presença de patologias que causem opacidade severa dos meios ópticos como é o caso de cataratas densas ou leucomas de córnea.
Com evolução dos biómetros, os exames são rápidos, reprodutíveis, mais independentes do operador e um alinhamento com o eixo visual, pois os aparelhos atuais seguem o olho conseguindo manter o alinhamento durante o exame e medições mais fiáveis e precisas.