O terçolho, é o nome vulgar de uma situação patológica, denominada Hordéolo ou ao Calázio (ou chalázio) e correspondem ambos a situações semelhantes na sua manifestação, mas diferentes na sua origem.
Enquanto o hordéolo é devido a uma infeção bacteriana das glândulas sebáceas da pálpebra e aparece no seu bordo, com ligeira inflamação saliente muitas vezes com um ponto amarelado no centro. A dor é mais ou menos intensa consoante a localização é mais interna ou externa. Ao final de poucos dias liberta pus e assunto fica naturalmente resolvido.
O hordéolo pode ser externo corresponde ao terçolho, como é denominado na gíria, e é o tipo mais frequente de hordéolo. Nestas situações, tanto pode existir uma infeção ao nível dos folículos dos cílios, provocado por exemplo devido a uma blefarite, ou ao nível das glândulas sebáceas, mais especificamente das glândulas de Zeiss e Moll.
O hordéolo interno é semelhante ao anterior, mas por sua vez ocorre numa zona mais interna da pálpebra, devido a uma infeção ao nível das glândulas de Meibomius. É raro e o seu quadro clínico proporciona mais incómodo, ao nível da dor e do desconforto para o paciente e confunde-se muitas vezes com o calázio.
Já o chalázio corresponde a entupimento dos canais excretores das glândulas sebáceas, causando obstrução um processo inflamatório mais intenso e arrastado que leva ao edema (pálpebra inchada), localizado ou de toda a pálpebra que está vermelha e dolorosa. Nestes casos em que há edema intenso não é possível ver o nódulo ou quisto formado.