A DMI seca é a mais frequente e a perda de visão é muito lenta ao longo do tempo.
O seu tratamento, baseado no estudo AREDS, pode conseguir atrasar a degenerescência e consiste na administração de vitamina C, vitamina E, zinco e betacaroteno.
A fórmula foi atualizada no AREDS2 juntando lutein, zeaxanthin, and omega-3. Nesta fórmula foi retirado o beta-carotene, pois está ligado a um risco aumentado de cancro do pulmão em fumadores.
A DMI seca representa 90% dos casos de DMI e pode evoluir para a forma húmida.
A DMI exsudativa, embora represente apenas 10% dos casos é a principal causa de cegueira, relacionada com a degenerescência macular
O seu tratamento consiste numa injeção intravítrea de medicamentos anti VEGF (que combatem o crescimento e conseguem destruir os neovasos), e é atualmente a arma mais eficaz para evitar a progressão da doença e conseguir, nalguns casos, a remissão com ganho substancial de acuidade visual. É necessário na maior parte dos casos repetir as injeções com intervalos de um mês. Noutros casos, mais difíceis, a administração acaba por se estender no tempo.
A terapêutica fotodinâmica é outro tipo de tratamento, mas menos usado, e consiste na administração por via endovenosa de um fármaco, que tem apetência para os neovasos e na aplicação de um laser que vai ativar, seletivamente, a substância injetada, destruindo os vasos anormais.
O tratamento direto por laser para a destruição dos neovasos é mais uma forma de tratar a doença.
Os resultados do tratamento são variáveis, conseguindo-se uma recuperação da acuidade visual, a maior parte das vezes apenas parcial, mas que permite ao doente retomar as suas atividades diárias.
É uma doença evolutiva e mesmo com tratamento adequado, nem sempre se consegue uma visão útil.
De qualquer das formas, nunca acaba em cegueira total. Isto porque a restante retina não é afetada e o paciente consegue manter o campo visual. Após algum treino pode ver olhando um pouco de lado e distinguir e ver com clareza o que o rodeia.
Como todas as doenças, a prevenção é o melhor remédio.
Deixar de fumar, ter uma vida com uma alimentação saudável, exercício físico, controlo da obesidade e tensão arterial e das doenças vasculares são fatores importantes.
Se tiver historial familiar da doença deve procurar o oftalmologista anualmente. Neste caso, pode ainda recorrer à grelha de Amsler, colocada em local visível, habitualmente na porta do frigorifico. A grelha consiste num quadriculado com um ponto central. O doente fixa o ponto central, e mantendo a fixação no ponto, tentar perceber se consegue ver os 4 cantos, se nota deformação das linhas ou ausência de quadrados. Em caso positivo deve consultar o oftalmologista.