O LASIK é um tipo de cirurgia refrativa realizada através de laser e que permite que o paciente deixe de utilizar óculos, uma vez que é feita a correção dos erros refractivos de forma segura e eficaz.
Atualmente, existem um conjunto de técnicas cirúrgicas que permitem corrigir os diferentes tipos ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), possibilitando a independência dos óculos.
O LASIK, através do laser Excimer é, nos dias de hoje, a técnica de eleição para eliminar erros refrativos existentes uma vez que é uma cirurgia menos invasiva, rápida e indolor. No entanto, para além do laser (LASIK ou PRK) a cirurgia refrativa pode ser realizada através do implante de lentes intra-oculares fáquicas ou pseudo-fáquicas.
Deverá ser realizada uma consulta de oftalmologia e os respetivos exames complementares de modo a que o médico oftalmologista o possa aconselhar sobre o procedimento mais indicado para o seu caso.
Para ser candidato a uma cirurgia refrativa, é necessário:
- Ter mais de 18 anos;
- Estabilidade refrativa, ou seja, é necessário que a graduação se tenha mantido estável no último ano;
- Ausência de patologias oculares, para além do erro refrativo, que condicionem os resultados da cirurgia;
- Ausências de patologias sistémicas;
- Realizar exames complementares de diagnóstico, de forma a determinar a técnica cirúrgica mais indicada para cada caso.