O que é astigmatismo? 1

O que é astigmatismo?

Perguntas e Respostas sobre o Astigmatismo

 

O que é?

É um dos problemas de visão mais comuns que resulta da córnea não ser totalmente esférica o que origina erros refrativos.

 

O que causa o astigmatismo?

Quando o globo ocular tem a forma de uma bola perfeitamente redonda, a córnea é totalmente esférica, os raios luminosos entram no olho e são focados uniformemente para fornecer uma imagem clara. No entanto, se o olho tem uma imperfeição de curvatura (ou forma mais oval, como uma bola de râguebi), os raios luminosos são focados de forma diferente. A imagem fica focada num eixo e desfocada no outro, ou seja, não totalmente focada. 

Essa curvatura e a refração não ideal da luz fazem com que os objetos pareçam desfocados.

 

Quais são os sintomas?

  • Visão desfocada;
  • Vontade de apertar os olhos, o que ajuda a focar a imagem;
  • Dores de cabeça;
  • Má visão noturna;
  • Astenopia, sensação de desconforto ocular;
  • Visão dupla – astigmatismo muito forte

 

Qual a sua origem?

  • Pode estar presente desde o nascimento, sendo uma característica geneticamente transmissível;
  • Pode desenvolver-se durante a vida devido a uma lesão que altera a curvatura da córnea ou devido a uma intervenção cirúrgica;
  • Distúrbios como o queratocone deformam a córnea e geram um astigmatismo irregular;

 

Quais são os vários tipos de astigmatismo?

  • Regular – associado ou não a outros erros de refração, corrige-se normalmente com óculos.
  • Regular misto – no qual um meridiano é negativo, ou seja, míope, e outro positivo, ou seja, hipermetrope.
  • Irregular – como o queratocone, não corrigível com óculos e ter-se-á de recorrer à cirurgia ou lentes de contacto especiais.

 

Como se diagnostica o astigmatismo?

Em ambiente de check-up visual, o astigmatismo pode ser diagnosticado através do refratómetro ou pelo médico, em ambiente de consulta de oftalmologia, quando faz a refração.

O topógrafo é um aparelho que permite caracterizar e medir qualquer tipo de astigmatismo. É um computador que constrói um mapa de cores da córnea a partir dos dados recolhidos do paciente. Utiliza anéis luminosos concêntricos, que projetados sobre a córnea, permitem detetar qualquer alteração da curvatura seja regular ou irregular. 

A topografia da córnea é um exame muito importante, pois permite diagnosticar queratocones subclínicos e também em casos de queratocones avançados fazer o estudo adequado para a cirurgia.

O médico oftalmologista, mediante as informações recolhidas pelos exames, irá escolher a forma mais adequada de corrigir a patologia, com recurso a cirurgia, óculos ou lentes de contato.

diagnosticar astigmatismo

Afeta a visão noturna?

O astigmatismo afeta a visão durante todas as horas do dia, mas pode ter um efeito particular na visão noturna. As luzes podem parecer difusas ou cercadas por um halo, brilho ou aparecerem duplicadas. 

Para pessoas com esta patologia é particularmente importante que usem lentes corretivas para conduzir à noite.

 

Quais são os tratamentos possíveis para o astigmatismo?

Pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia. Quando o grau é elevado a correção com óculos é mais difícil assim como com lentes de contato. Neste caso será recomendável recorrer à correção definitiva através de cirurgia a laser (LASIK ou PRK) que remodela a córnea para que assuma uma forma esférica, corrigindo o defeito.

 

As lentes corretivas são diferentes das normais?

Sim, as lentes dos óculos são tóricas, ou seja, cilíndricas com um eixo no sentido do astigmatismo por forma a corrigir a desfocagem resultante da forma da córnea. 

As lentes de contato são também uma opção, mas será necessário usar lentes tóricas: 

  • Todos as lentes de contato rodam quando piscamos. As lentes gelatinosas usadas para esta patologia, chamadas lentes tóricas, são projetadas para voltar ao mesmo lugar todas as vezes.
  • As lentes de contato rígidas (duras) permeáveis ​​a gás são uma escolha melhor se o astigmatismo for elevado.

 

As lentes tóricas exigem alguma habituação especial?

Inicialmente, a utilização de óculos com este tipo de lentes, pode provoca, de início, uma sensação de inclinação nas superfícies planas, por exemplo ao olhar para o chão ou para uma mesa. 

Quando se receitam estas lentes, pela primeira vez, o oftalmologista poderá aconselhar um grau inferior ao adequado, para dar tempo a que o doente se adapte.  Esse efeito deve desaparecer à medida que se habitua. É importante usar os óculos logo pela manhã, por algumas horas de cada vez e ir ajustando lentamente. Se a visão não melhorar, deverá dirigir-se ao oftalmologista para verificar a sua prescrição.

 

As crianças podem ter astigmatismo?

Sim. Nas crianças, o mais habitual é as crianças terem o regular que evolui com o crescimento e consequentemente com o tamanho do olho. É importante serem observadas antes da idade escolar, para que possam ser corrigidas de um problema que a maior parte das vezes não se apercebem. 

 

A melhor prática é iniciar exames oftalmológicos regulares antes dos 4 anos de idade.

Sinais de problemas visuais nas crianças:

  • Aperta os olhos, fecha ou cobre um olho;
  • Inclina a cabeça ao fazer atividades próximas (mais de 50 cm dos olhos);
  • Evita olhar para livros e quebra-cabeças, prefere brinquedos que possam manipular;
  • Segurar os livros muito perto do rosto ou manter o rosto muito perto da superfície da mesa.

 

Há casos de cegueira devidos à patologia?

Não há conhecimento de casos de cegueira para o astigmatismo.

 

Qual é a perspetiva Clínica Privada de Oftalmologia?

As crianças devem fazer uma primeira visita sempre antes dos 4 anos de idade ou antes, no caso de haver queixas ou os pais encontrarem problemas de visão.

Quanto à correção nos adultos, os casos de astigmatismo regular com pouca repercussão na visão aconselhamos o uso de óculos de correção. 

Em casos superiores a 2 dioptrias associados ou não à miopia ou astigmatismo, o uso de óculos poderá ser suficiente. 

O uso de lentes de contacto não permite a maior parte das vezes uma correção adequada, pois o movimento da lente ocasiona desfoque frequente. Nestes casos pode esta indicada a cirurgia refrativa por laser (LASIK).

Os casos de astigmatismo irregular, sobretudo os casos de queratocone, só as lentes de contato semirrígidas ou especialmente adequadas a estes casos conseguem uma qualidade de visão aceitável.

Em casos mais difíceis e sobretudo em situações de queratocone evolutivo, aconselhamos a cirurgia com anéis corneanos associada ao crosslinking, o que permite melhorar a acuidade visual e sobretudo a estabilização do queratocone.

Em casos raros, apenas o transplante de córnea poderá ajudar a resolver o problema.

 

Como ler a prescrição médica para astigmatismo?

A prescrição ou receita médica contém várias letras e números. 

Definição das letras:

  • OD significa oculus dexter ou olho direito;
  • OS significa oculus sinistro ou olho esquerdo;
  • OU significa oculus uterque, ou ambos os olhos.

Os números são as medidas chamadas dioptrias.

  • O primeiro número indica a correção esférica. Se tiver um sinal de menos, existe miopia. Se houver um sinal de mais, existe hipermetropia;
  • Os segundos números são a correção cilíndrica;
  • O terceiro é o eixo do astigmatismo, que corresponde ao sentido de desfocagem ou a localização do astigmatismo na córnea.

Por exemplo, uma prescrição de “OD -1,00 x -2,00 x 155” significa que o olho direito tem 1 dioptria de miopia e 2 dioptrias de astigmatismo a 155 graus na córnea.

Leave a reply