
Cirurgia de Cataratas – “Foi um alívio, as cores ficaram mais nítidas” – Entrevista a Elsa Godinho
A Elsa Godinho, 53 anos e residente em Lisboa, é paciente da CPO há cerca de duas décadas. Após realizar uma cirurgia de catarata com lente intraocular multifocal, partilha nesta entrevista como era a sua visão antes da intervenção, como viveu cada etapa do processo e o impacto que sentiu na sua vida depois da recuperação.
O que a levou a procurar ajuda oftalmológica?
Sou a Elsa Godinho, tenho 53 anos e vivo em Lisboa. Já conheço a CPO há uns 20 anos. Procurei ajuda porque estava com dificuldades de visão e algumas dores de cabeça. Comecei a ser acompanhada desde essa altura.
Como era a sua visão antes da cirurgia?
Antes da cirurgia via as cores um bocadinho diferentes e usava óculos. Era bastante desconfortável, sobretudo quando andava na rua. Depois da cirurgia foi um alívio, porque as cores ficaram mais nítidas e é um conforto não ter de usar nenhum acessório.
Como obteve o diagnóstico?
Fui a uma consulta de rotina, porque sentia que já estava a ver pior. O Doutor Pedro sugeriu-me a cirurgia e explicou-me o que ia acontecer. Fiz os exames necessários, estava tudo bem, e avancei.
Qual foi o médico e o procedimento realizado?
Fui acompanhada pelo Doutor Pedro Aredo. Ele explicou-me tudo ao detalhe. Fiz exames para confirmar se podia avançar e, como estava tudo OK, fiz a cirurgia com sucesso.
Como se sentiu no dia da cirurgia?
Na primeira cirurgia estava um bocadinho stressada porque não sabia o que esperar. Como foi um olho de cada vez, na segunda já estava mais tranquila e correu melhor.
O que sentiu durante o procedimento?
Não senti nada de muito desconfortável. Tive algumas dores, mas nada de extraordinário.
Como correu o pós-operatório?
No dia da cirurgia estava incomodada, com dores e sensibilidade à luz. No dia seguinte já estava bem. Tive algum impacto com a luz solar quando vim à rua, mas nunca tive dores nem mal-estar.
Sentiu-se bem acompanhada pela CPO?
Senti-me bem acompanhada. Tive consulta no dia seguinte e depois novamente passados dois dias. Esclareceram-me todas as dúvidas. Se precisasse, podia ligar para a CPO e ajudavam-me.
Quando começou a notar melhorias na visão?
Comecei a notar melhorias no segundo dia. No primeiro ainda não conseguia perceber bem, mas no segundo já via as cores e as letras com nitidez.
Quais foram as principais mudanças na sua vida?
A principal mudança foi o conforto de não ter de andar sempre com os óculos atrás. Ao perto já estava a ver muito mal e tudo desfocado. Agora sinto-me muito mais à vontade em qualquer sítio.
Recomendaria a CPO?
Sim, recomendo. Já recomendei a colegas pelo serviço e pelo profissionalismo.
Que mensagem deixaria a quem tem receio ou está indeciso sobre realizar a cirurgia de catarata?
Que não tenha receio. A cirurgia são só uns minutinhos e melhora muito a nossa qualidade de vida. É segura, confortável e não causa grande desconforto.
Se também sente limitações visuais no seu dia a dia, marque já a sua consulta através do nosso formulário online e descubra qual a melhor solução para si.
Veja o vídeo completo no YouTube
Visite-nos em www.cpoftalmologia.pt