Terçolho 1

O terçolho, é o nome vulgar de uma situação patológica, denominada Hordéolo ou ao Calázio (ou chalázio) e correspondem ambos a situações semelhantes na sua manifestação, mas diferentes na sua origem.

Enquanto o hordéolo é devido a uma infeção bacteriana das glândulas sebáceas da pálpebra e aparece no seu bordo, com ligeira inflamação saliente muitas vezes com um ponto amarelado no centro. A dor é mais ou menos intensa consoante a localização é mais interna ou externa. Ao final de poucos dias liberta pus e assunto fica naturalmente resolvido.

O hordéolo pode ser externo corresponde ao terçolho, como é denominado na gíria, e é o tipo mais frequente de hordéolo. Nestas situações, tanto pode existir uma infeção ao nível dos folículos dos cílios, provocado por exemplo devido a uma blefarite, ou ao nível das glândulas sebáceas, mais especificamente das glândulas de Zeiss e Moll.

O hordéolo interno é semelhante ao anterior, mas por sua vez ocorre numa zona mais interna da pálpebra, devido a uma infeção ao nível das glândulas de Meibomius. É raro e o seu quadro clínico proporciona mais incómodo, ao nível da dor e do desconforto para o paciente e confunde-se muitas vezes com o calázio.

Já o chalázio corresponde a entupimento dos canais excretores das glândulas sebáceas, causando obstrução um processo inflamatório mais intenso e arrastado que leva ao edema (pálpebra inchada), localizado ou de toda a pálpebra que está vermelha e dolorosa. Nestes casos em que há edema intenso não é possível ver o nódulo ou quisto formado.

Independentemente de se tratar de um hordéolo ou de um calázio, os sinais e sintomas são semelhantes, embora que o grau de intensidade possa variar. Podemos enquadrar os seguintes sinais/sintomas:

• Inflamação palpebral, acompanhada de ruborização e calor local;
  • Formação de uma protuberância arredondada na zona da pálpebra;
  • Dor, mais intensa em fases agudas;
  • Desconforto durante o pestanejo;
  • Sensação de corpo estranho ocular;
  • Lacrimejo;
  • Fotofobia;
  • Por vezes diminuição da acuidade visual sobretudo em casos de calázios muito grandes.

Apesar de não existirem causas diretamente relacionadas com o aparecimento de um terçolho ou hordéolo, existem algumas doenças que podem aumentar o risco do seu aparecimento. Dentro destas doenças, podemos incluir a blefarite crónica, conjuntivite não tratada, a dermatite seborreica e a rosácea.

É importante referir que mesmo que não seja uma causa direta, a má higienização das pálpebras pode influenciar ao aparecimento de um terçolho.

O diagnóstico diferencial entre um hordéolo e o calázio nem sempre é fácil, é necessário existir uma avaliação clínica efetuada por um oftalmologista.

É importante realizar a distinção, pois as atitudes terapêuticas podem ser diferentes.

O hordéolo externo, o mais frequente, assume aspeto de pequeno quisto com um ponto de pus a aparecer. Acaba a maioria das vezes por esvaziar e resolver a questão, sem qualquer terapêutica ou apenas a recomendação de aplicações quentes.

O hordéolo interno e o calázio, enquanto o primeiro cede geralmente aos antibióticos locais ou gerais em casos mais renitentes, o calázio deixa muitas vezes um quisto, dado a obstrução não se resolver, que tem de ser removido cirurgicamente.

Geralmente, o tratamento do terçolho é simples, sendo que poderão ser realizadas algumas recomendações, que pode aplicar em casa, como por exemplo, massajar a área afetada com compressas tépidas, durante aproximadamente 10 minutos, várias vezes por dia e esperar a sua resolução natural como já se referiu anteriormente.

Em casos de infeções mais acentuadas, a lesão pode prolongar-se e com o acentuar do quadro clínico, é recomendado a avaliação do seu médico oftalmologista e poderá ser inclusive necessário complementar o tratamento com antibióticos orais. A necessidade drenagem de cirúrgica é rara nestas situações, mas poderá ser um meio de ajuda na drenagem do hordéolo.

No calázio o tratamento é semelhante, mas como já se afirmou, eventualmente, forma-se um quisto que será necessário operar para remover o aspeto do nódulo palpebral.

• Marcação de consulta

Escolha a especialidade ou o médico e faça a sua marcação online.
    Marcar
  • Contactos

Tem dúvidas de como podemos ajudar? Entre em contacto connosco.

• Horários

• 2ª a 6ª feira
      09h - 20h
    • Feriados nacionais
      Encerrado
  • App CPO

Se já é cliente CPO, faça download da nossa app para efetuar marcações.
    Android iOS