O Laser Yag é utilizado em oftalmologia para a abertura da cápsula posterior do cristalino, em operados à catarata.

O Laser Yag é um laser emitido pelo Nd:Yag, com um comprimento de onda de 1064 nm (neodímio), é um cristal utilizado em solid state (no estado sólido) lasers (ao contrario de outros que estão contidos em camara de gaz), que provoca a ruptura dos tecidos por meio da realização de um pulso curto, de alta potência.

Utilizado em oftalmologia inicialmente para a abertura da cápsula posterior do cristalino (capsulotomia YAG), em operados a catarata, pois nalguns casos aparece ao final de alguns meses ou anos uma opacificação da cápsula posterior do cristalino que vai enevoar a visão. A cápsula posterior é única estrutura do cristalino que mantem, na cirurgia de catarata, pois serve para alojar a lente intraocular que substitui o cristalino opacificado. Como a lente tem uma espessura muito inferior ao cristalino natural vai, a cápsula tem tendência retrair e criar por vezes zonas de aspeto cicatricial. O que ocasiona uma perda transparência com baixa de acuidade semelhante por vezes à inicial. Laser Yag resolve facilmente a situação, de uma forma simples, indolor, num procedimento feito no gabinete consulta. A visão nítida é restabelecida de imediato. 

Mais tarde passou a usar-se também no glaucoma de ângulo fechado (iridotomia YAG).

A iridotomia Laser Yag, é um procedimento também rápido, indolor, que consiste na realização de um pequeno orifício na periferia da íris com laser.  A intervenção está indicada como tratamento profilático em situações de ângulo irido-corneano é estreito par evitar situações de glaucoma agudo causado pelo fecho do ângulo pela raiz da íris, causando um bloqueio pupilar (o humor aquoso é impedido de se drenado e acumula-se fazendo subir a pressão ocular). Noutras situações, o bloqueio pode ser causado por uma lente fáquica de câmara anterior ou posterior ou ainda como resultado de aderências da iris à face posterior da córnea (sinequias anteriores) ou à cápsula anterior do cristalino após situações inflamatórias muito acentuadas, como é o caso das uveítes.

A iridotomia consegue abrir uma passagem, bypass, para o humor aquoso, resolvendo o bloqueio. entre a câmara anterior (espaço entre a córnea e a íris) e a câmara posterior (local atrás da íris onde ficam os processos ciliares, responsáveis pela produção do humor aquoso), equilibrando a pressão a pressão ocular.

O Laser Yag é um tratamento realizado em regime de ambulatório, num curto espaço de tempo (15 minutos). Poderá ser necessário colocar gotas para dilatação da pupila. A anestesia utilizada é tópica

O tratamento com Laser Yag é uma técnica bastante segura, porém existem alguns riscos associados à mesma.

Uma das complicações mais frequentes é a ocorrência de pequenas lesões na córnea se o disparo do laser for mal calculado. Estas lesões são transitórias, e desaparecem habitualmente sem deixar sequelas.

No caso da capsulotomia Laser YAG poderá ocorrer, nas primeiras horas, o aumento da pressão intraocular. Esta pode acontecer como consequência da obstrução da malha trabecular por partículas teciduais e células inflamatórias que se desprendem após o procedimento. Neste caso, o médico oftalmologista irá controlar a pressão e indicar colírios hipotensores para reduzir a pressão intraocular, durante um curto período de tempo.

Podem ocorrer complicações, menos frequentes, o aparecimento de marcas ou fissuras na lente intraocular que poderá ser danificada, o que ocorre muito raramente, quando a lente intraocular está localizada em íntima proximidade à cápsula posterior e nos casos de opacificação capsular espessa, o que dificulta a focagem do laser.

Embora raros, entre outros possíveis riscos e complicações, poderemos destacar, uveítes, edema macular cistoide, edema da córnea e descolamento de retina.

Após o Laser Yag, o doente pode retomar as suas atividades normais. Nas primeiras horas após o tratamento, o paciente poderá referir diminuição da acuidade visual, ou visão nublada, mas é considerado normal e desaparece espontaneamente.

O doente não deverá sentir dor no olho intervencionado, pelo que caso exista deverá contactar o seu médico oftalmologista.

O tratamento após o Laser Yag varia de acordo com a experiência individual do oftalmologista e deverá ser prescrito pelo mesmo. O uso de anti-inflamatórios tópicos, durante uma semana, é muitas vezes útil para aliviar possíveis desconfortos e possíveis inflamações.

  • Prise de rendez-vous

    Choisissez la spécialité ou le médecin et prenez votre rendez-vous en ligne.
    Mark
  • Contact

    Vous avez des questions sur la façon dont nous pouvons vous aider ? Veuillez nous contacter.

  • Programme

    • Du lundi au vendredi
      09h00 - 20h
    • Fêtes nationales
      Fermé
  • Application CPO

    Si vous êtes déjà un client du CPO, téléchargez notre application pour prendre des rendez-vous.
    Android iOS