L'aberrométrie est un examen qui permet d'étudier les défauts optiques de l'œil humain, autrement dit, elle permet d'évaluer la qualité de la vision.

L'aberrométrie est un examen qui permet d'étudier les défauts optiques de l'œil humain, autrement dit, elle permet d'évaluer la qualité de la vision.

O olho é frequentemente comparado ao sistema ótico de uma máquina fotográfica. A pupila tem a mesma função do diafragma de uma câmara, controlando a quantidade de luz absorvida pelos olhos. O cristalino (lente natural do olho) tem como função focar as imagens e torná-las mais nítidas e por fim a retina (fundo do olho) é responsável por captar as imagens e enviá-las ao cérebro. Tal como todos os sistemas óticos, também o olho tem algumas imperfeições que variam de pessoa para pessoa e das quais resultam as aberrações que alteram a qualidade da imagem visualizada.

O aberrómetro, identifica e quantifica as aberrações ópticas, de todo o olho, medindo e analisando a distorção da imagem através da emissão de um feixe de luz infravermelha, de diâmetro reduzido, focado na retina.

O foco de luz é afetado pelos sistemas ópticos do olho e é analisado por um conjunto de lentes que os compara com o sistema óptico ideal.

Nos sistemas Shack-Hartmann, avaliam a luz refletida pelo olho e numerosas lentes focam a frente de onda refletida. Não havendo aberrações o padrão de pontos é uniforme o espaçamento entre os pontos é perfeitamente visível. Se houver aberrações a imagem aparece distorcida.

Sabemos que os vários meios ópticos não são homogéneos e como tal, os raios de luz sofrem desvios originando distorções na frente de onda. São essas distorções, a que chamamos aberrações, que vamos avaliar na aberrometria.

Existem três tipos de aberrações óticas: aberrações cromáticas, difração e aberrações monocromáticas. As aberrações cromáticas e a difração dependem do comprimento de onda da luz e têm pouca influência na qualidade da imagem, não sendo medidas pelos aberrómetros. Já as aberrações monocromáticas, dependem essencialmente da forma dos objetos e podem ser: aberração esférica, coma, astigmatismo, curvatura de campo e distorção. São estas que alteram a qualidade visual e que são objeto de estudo neste exame.

A forma da frente de onda, que compreende a totalidade dos defeitos óticos, ou seja, as aberrações, do olho humano, pode ser analisada e decomposta utilizando uma função matemática – os polinómios de Zernick. Os valores obtidos nos polinómios de Zernike, estão relacionados com o tamanho da pupila no momento em que foi realizado o exame, uma vez que este altera a quantidade de luz recebida pelo olho. Assim, para a mesma pessoa, só são válidas comparações entre exames quando estes apresentam o mesmo diâmetro pupilar.

A aberrometria é um exame de rápida execução e, por norma realizado aos dois olhos. Não é necessário nenhum tipo de preparação prévia, no entanto o seu médico oftalmologista poderá ser necessário colocar colírio, para dilatação da pupila. Os portadores de lentes de contacto devem fazer uma pausa na sua utilização, até à realização do exame.

Actualmente, a aplicação dos aberrómetros na prática clínica da oftalmologia tem demonstrado especial importância na preparação e programação da cirurgia refrativa.

No LASIK é frequente o desenvolvimento de tratamentos personalizados, guiados por frentes de onda, baseados nas medições realizadas no aberrómetro. Estes tratamentos têm como objetivo melhorar a qualidade visual, corrigindo as aberrações ópticas pré-existentes e minimizando  as induzidas pela cirurgia

Na cirurgia da catarata, mais precisamente no implante de lentes intraoculares, a aberrometria permite uma avaliação mais detalhada, especialmente importante nos candidatos a implante de lentes multifocais, uma vez que aberrações de alta ordem estão associadas a maior insatisfação com o resultado da cirurgia, causando queixas relacionadas com halos luminosos e star burst (espalhamento da luz em estrela).

A aberrometria também pode ser bastante útil na avaliação da indicação cirúrgica de cataratas incipientes, em que não se verifique diminuição da acuidade visual, mas exista um aumento das aberrações, causa de queixas visuais pouco especificas.

A aberrometria ocular com a análise de frentes de onda é um exame utilizado para o diagnóstico das aberrações oculares e consequentemente, da qualidade visual. Através deste exame, podemos identificar os erros refractivos (miopia, hipermetropia, astigmatismo) bem como outras alterações do sistema ótico, presentes no olho de cada pessoa.

A aberrometria pode ser utlizada em diagnóstico de ectasias corneanas, como o queratocone, uma vez que nestas situações também se verifica um aumento da magnitude das aberrações de alta ordem. No entanto, as alterações da frente de onda são consequências das alterações estruturais da córnea e apenas são detetadas mais tardiamente quando comparadas com as alterações tomográficas e biomecânicas.

  • Prise de rendez-vous

    Choisissez la spécialité ou le médecin et prenez votre rendez-vous en ligne.
    Mark
  • Contact

    Vous avez des questions sur la façon dont nous pouvons vous aider ? Veuillez nous contacter.

  • Programme

    • Du lundi au vendredi
      09h00 - 20h
    • Fêtes nationales
      Fermé
  • Application CPO

    Si vous êtes déjà un client du CPO, téléchargez notre application pour prendre des rendez-vous.
    Android iOS