Guia de soluções para correção da presbiopia 1

Guia de soluções para correção da presbiopia

Este guia informa sobre soluções cirúrgicas e não cirúrgicas para a correção da presbiopia, também conhecida como vista cansada que afeta à população a partir dos 40 anos e dificulta a visão de perto. Abrange tópicos como a cobertura pelo seu seguro de saúde, outros problemas de visão que podem ser corrigidos com esta cirurgia, tempo de recuperação, necessidade de óculos ou lentes de contato após a cirurgia, riscos potenciais, e preparação para a cirurgia.

O que é a substituição da lente refrativa para correção da presbiopia?

A substituição da lente refrativa, também conhecida como substituição do cristalino claro, é um procedimento cirúrgico que envolve a substituição da lente natural do olho por uma lente artificial multifocal biocompatível. Este procedimento pode ser usado para corrigir a presbiopia, fornecendo uma visão multifocal ou acomodativa, o que permite que o paciente veja, claramente, a todas as distâncias.

A cirurgia é coberta pelo seguro?

Na maioria dos casos, esta cirurgia é considerada um procedimento não necessário e não é coberta pelo seguro. No entanto, caso seja identificada outra patologia como a catarata ou alguma ametropia tal como a miopia, poderá ser aprovada pelo seu seguro de saúde. É importante fazer uma consulta de oftalmologia e fazer os exames pré-operatórios para saber se é elegível e posteriormente analisar as condições da sua apólice ou falar com o seu gestor de seguro de saúde para determinar se poderá vir a ter comparticipação do seguro.

Esta cirurgia pode corrigir outros problemas de visão além da presbiopia?

Sim, a cirurgia pode ser usada para corrigir uma variedade de problemas de visão além da presbiopia, incluindo hipermetropia, miopia e astigmatismo. É importante discutir as suas necessidades e objetivos específicos de visão com o seu oftalmologista por forma a determinar se a troca de lente refrativa é a opção certa. Em alguns casos, outros tipos de cirurgia, como LASIK ou PRK, podem ser mais adequados para corrigir determinados problemas de visão.

Quanto tempo demora a cirurgia?

É um procedimento de ambulatório que leva cerca 30 minutos a ser realizado desde a entrada no bloco operatório até à saída.

É aconselhável ter acompanhante para levá-lo para casa após o procedimento, dado que não deverá conduzir durante as primeiras 24 horas porque a visão do olho operado pode ser desfocada nas primeiras horas.

Quanto tempo de recuperação está indicado para a cirurgia?

O tempo de recuperação para a troca refrativa de lente varia de pessoa para pessoa, na maioria das pessoas é possível voltar às atividades normais dentro de algumas horas após o procedimento.

É importante seguir as instruções do seu oftalmologista para o cuidado pós-operatório, incluindo a colocação dos colírios prescritos e evitar atividades que possam prejudicar os seus olhos.

Irei precisar de óculos ou lentes de contato depois da cirurgia?

Raramente, dado que pequenos erros residuais são sempre aceitáveis e não reduzem a visão ao ponto de ser necessário usar qualquer tipo de correção. Mas deve sempre discutir com o seu oftalmologista quais são as hipóteses de voltar a ter de usar qualquer tipo de correção adicional.

A cirurgia é adequada para todos?

A cirurgia de cristalino claro não é uma solução universal e é fundamental discutir os benefícios e riscos com o seu oftalmologista antes de decidir se é a opção certa. Algumas pessoas podem não ser elegíveis para a troca de lente refrativa devido a certas condições médicas ou outros fatores que possam afetar o éxito dacirurgia.

Quais são os riscos potenciais desta cirurgia?

Como qualquer procedimento cirúrgico, tem riscos, sobretudo por ser uma cirurgia intraocular e pode significar alterações permanentes ou transitórias da visão. É importante discutir os riscos potenciais com o seu oftalmologista antes de decidir se a cirurgia é a opção certa para si.

Por quanto tempo duram os resultados da cirurgia de cristalino claro?

Os resultados são permanentes, uma vez que a lente natural do olho é removida e substituída por uma lente artificial. É importante fazer exames oftalmológicos regulares e seguir as recomendações do seu oftalmologista, após o procedimento, sobre os cuidados a ter no futuro.

Como me preparo para a cirurgia?

Caso faça este procedimento na CPO, a equipa irá fornecerá todas as instruções específicas sobre como se deve preparar para a cirurgia, incluindo quaisquer testes ou avaliações pré-operatórias necessárias.

É importante seguir essas instruções cuidadosamente para garantir o melhor resultado possível.

Estarei acordado durante o procedimento da troca de lente refrativa?

Sim, o paciente está acordado durante o procedimento. Trata-se de uma cirurgia ambulatória com anestesia tópica através colírios, na qual a superfície ocular fica anestesiada.

Sentir-se-á algum desconforto após o procedimento de troca de lente refrativa?

Poderá sentir um ligeiro desconforto, durante a cirurgia. Após o procedimento poderá sentir ardor, comichão ou sensação de areia no olho. São sensações normais e, tipicamente, desaparecem após alguns dias. O seu oftalmologista irá prescrever os medicamentos necessários, para controlar a inflamação e que ajudam também no desconforto inicial.

É possível fazer uma cirurgia de cristalino claro se eu já fiz uma cirurgia refrativa LASIK?

É possível, mas é importante discutir os benefícios e riscos com o seu oftalmologista antes de decidir se a cirurgia é a opção correta. Algumas pessoas podem não ser elegíveis à cirurgia devido às alterações que ocorreram na córnea após cirurgias anteriores, sobretudo as alterações da curvatura.

Posso fazer a cirurgia de cristalino claro se tiver mais de 60 anos? 

A cirurgia é igual à de catarata. O paciente com 60 anos ou mais a ser submetido a esta cirurgia terá as mesmas indicações e as mesmas vantagens. O resultado nestes casos depende da boa saúde ocular. É sempre previamente avaliado pelo médico oftalmologista para maximizar o êxito da cirurgia. Caso encontre uma patologia, o médico dará indicação daquilo que espera como resultado final, para que o doente não tenha expectativas excessivas, quanto ao resultado final da visão.

Posso fazer uma cirurgia de cristalino claro se tiver diabetes ou outras patologias como síndrome do olho seco?

Dependerá muito da patologia e da gravidade da situação. Caso seja diabético e não tiver qualquer sinal de diabetes ocular, geralmente, poderá ser operado. No caso do olho seco, se for uma situação controlada e sem complicações corneanas, geralmente, não haverá problemas em operar. Outras patologias podem contraindicar. Ninguém melhor para o aconselhar nestes aspetos que o seu médico oftalmologista.

Quais são as opções não cirúrgicas de tratamento disponíveis para presbiopia?

As opções de tratamento mais comuns para presbiopia incluem óculos ou lentes de contato. Óculos com lentes multifocais ou progressivas podem ajudar as pessoas com presbiopia a focar com maior claridade a todas as distâncias. As lentes de contato também podem ser prescritas com correções multifocais ou monovisão para ajudar a melhorar a visão próxima. Caso tenha astigmatismo existem tipos de lentes de contato disponíveis que podem corrigir ambas as condições, como as lentes multifocais tóricas.

Posso usar óculos de leitura por cima dos meus óculos regulares?

Sim, é possível usar óculos de leitura por cima dos seus óculos regulares se você tiver presbiopia. Pode ser uma opção conveniente se precisar de óculos de leitura apenas ocasionalmente para ler letras pequenas ou fazer trabalho de escritório.

Posso usar lentes de contato e óculos ao mesmo tempo?

É possível usar lentes de contato e óculos ao mesmo tempo, mas é importante discutir isso com seu oftalmologista para determinar se é a opção certa para si. Em alguns casos, usar lentes de contato e óculos pode não ser necessário ou não proporcionar qualquer benefício adicional.

Leave a reply